Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Thu, 09 Dec 2021
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego
Campeonato Open Velocidade
 
 
André Carvalho mais perto de se tornar o mais novo Campeão Português de sempre em 600cc

com 17 anos feitos no passado dia 24 de Setembro

O piloto do Team Yamaha Shell Cetelem Iamaloures não conseguiu segurar já em Huelva o tão desejado titulo depois de uma emocionante e complicada corrida debaixo de chuva no pais vizinho, em Huelva no passado fim-de-semana.

Nos treinos Privados de Sexta-feira ainda com piso seco, o jovem piloto da Yamaha R6 apresentava-se muito forte com registos muito rápidos para um piloto que nunca tinha rodado naquele circuito. No sábado nos treinos cronometrados André Carvalho obteve o 2º tempo da grelha na sua classe e o 5º entre as poderosas 1000cc.

O derradeiro dia de Domingo acordava com muita chuva e vento forte a deixar antever grande dificuldade para todos os pilotos, à semelhança dos treinos, as classes StockSport 600 e StockSport 1000 iriam correr juntas e com o piso muito molhado tornava-se muito complicado a gestão de corrida em ambas as classes. André Carvalho arrancara bem e à passagem pela meta ocupava a 4º posição geral e 2º das 600cc, mas no final da recta viu-se obrigado a fazer uma trajectória muito larga depois da passagem forçada de Reigoto e Carreira em 1000cc com um “chega para lá” que levou Carvalho a perder algumas posições quando via o seu mais directo adversário Fernando Costa ir com as 1000cc. Envolvido então na luta com Sérgio Baptista, Tiago Dias e Carlos Ferreira, o piloto da Iamaloures impôs um ritmo muito forte e foi no encalço de Fernando Costa, numa altura em que estava a sensivelmente 8 segundos do seu adversário, volta a pós volta o piloto da Yamaha recuperava terreno, estabelecendo mesmo o primeiro recorde do circuito de Monteblanco na classe StockSport 600 Portuguesa. Na entrada para a última volta estava somente a 1.9s, André Carvalho forçou ao máximo, mas já era tarde e cortava a meta a 0,2 segundos do vencedor.

Depois da corrida o piloto do Team Yamaha Shell Cetelem Iamaloures estava inconsolável: “nem sei como estou, contente porque acaba por ser um resultado muito importante para o campeonato numa corrida muito, mas muito difícil em termos de gestão e triste porque sentia que a corrida era minha, embora tivesse arrancado bem, na primeira passagem pela recta da meta nada se pode fazer para competir com uma 1000cc, nestas condições de pista molhada as 600cc são mais rápidas em alguns pontos do circuito e isso fez-me perder algum tempo, quando finalmente consegui desembaraçar-me e poder impor o meu ritmo já estava a metade da corrida e carda de 8 segundos da frente, tentei aproximar-me o mais possível, sempre sem arriscar muito, porque a pista estava muito escorregadia e uma queda podia deitar tudo a perder. Tinha a informação da minha box que estava a recuperar bem e sentia-me cada vez mais confortável, cheguei à traseira do Fernando, mas já estávamos na última volta, e já não deu. Embora tenha perdido 5 pontos para o Fernando, sinto que tenho um excelente conjunto e sinto-me preparado para a última prova já no próximo fim-de-semana em Braga. Queria agradecer à minha equipa e amigos que presentearam-me com um lindíssimo capacete. Abrigado a todos.”Depois desta jornada o COV/Vodafone termina em Braga já no próximo Fim-de-semana, 04-05 de Outubro.

Classificações: Huelva - COV Stocksport 600

1º - Fernando Costa – Triumph - 26:53,393m - 14 voltas
2º - André Carvalho - Yamaha - a 0,283s
3º - Sérgio Baptista – Honda - a 5,342s
4º - Tiago Dias – Yamaha - a 5,564s
5º - Carlos Ferreira – Yamaha - a 18,377s

- Campeonato Open Velocidade, Stocksport 600 (após a 6ª de 7 corridas)

1º - André Carvalho – Yamaha - 114 pts.
2º - Fernando Costa – Triumph - 101 pts.
3º - Sérgio Baptista - Honda – 89 pts
4º - Carlos Ferreira - Yamaha – 82 pts.
5º - Tiago Dias – Yamaha – 67 pts.

Iamaloures, 2008-09-29
 
Pesquisar
Galerias
Freestyle Motocross Cidade Lisboa 2005
Várias Galerias
Lisboa Down Town 2005
Tiago Monteiro
PT Rally de Portugal
Lisboa Down Town
Dakar 2005
Trial Indoor 2005

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.