Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Wed, 27 Oct 2021
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego
Campeonato Open Velocidade
 
 
Recuperação de Luís Carreira!

Neste fim de semana realizou-se a primeira prova do Campeonato Motosport Open de Velocidade Vodafone de 2009, com a estreia do formato de duas mangas para as classes de Stocksport 600 e 1000 e a obrigatoriedade do uso de pneus Michelin a deixarem antever uma prova animada.

Num início de jornada atribulado, Luís Carreira sofreu alguns percalços ainda durante os treinos livres de sábado de manhã, tendo sofrido um embate num piloto mais lento, seguido mais tarde de uma queda no final da recta da meta. "Os treinos podiam ter corrido melhor pois, devido à queda no final da recta da meta, a moto ficou bastante danificada e não foi possível recuperá-la a tempo dos treinos da tarde. A pista ainda estaria um pouco húmida naquela zona da travagem para a curva um, e foi impossível evitar a queda", referiu Luís Carreira lembrando as dificuldades de sábado.

Apesar do pouco tempo disponível para as reparações na moto, o esforço e persistência da equipa Benimoto / Suzuki / Cetelem permitiu que o piloto algarvio pudesse alinhar em ambas as mangas no domingo, ainda que recorrendo a inúmeras peças estritamente de série.

Partindo duma pouco habitual 18ª posição da grelha na primeira manga, Luís Carreira encetou uma fantástica recuperação desde os primeiros momentos, conseguindo alcançar a terceira posição ainda antes do final da primeira volta, e terminando num excelente segundo posto. "Eu sabia que tinha de tentar recuperar o máximo de posições o mais cedo possível, para conseguir estar perto dos pilotos mais rápidos. A moto não estava com a preparação e afinações ideais devido à queda no dia anterior, e após passar o José Leite ainda tentei aproximar-me do Rui Reigoto, mas era impossível rodar mais rápido naquelas condições", lembrou Luís Carreira acerca da sua prestação na primeira manga.

Na partida para a segunda manga, Luís Carreira assumiu novamente o décimo oitavo lugar da grelha, repetindo a proeza de em pouco tempo se encontrar a lutar pelos primeiros lugares. Desta vez o piloto da equipa Benimoto / Suzuki / Cetelem não só conseguiu aproximar-se do líder da prova, como foi possível assistir a uma disputa animada pela liderança entre Luís Carreira e Rui Reigoto. Num final de corrida verdadeiramente emotivo, a vitória foi discutida até ao passar da linha de chegada, com Luís Carreira a obter novamente a segunda posição, desta vez a apenas 7 décimos de segundo do vencedor. "Tentei repetir a recuperação do máximo de posições logo no início da corrida, tendo conseguido juntar-me ao Rui Reigoto na frente. Depois fomos trocando de posição com ultrapassagens sucessivas, no que deverá ter sido uma luta entusiasmante para o publico que foi assistir à prova. Já na última volta, na parabólica antes da recta da meta, estava em boa posição para lutar pelo primeiro lugar, quando senti o pneu traseiro a escorregar em demasia, e foi o suficiente para o me impedir de obter a vitória. Foi sem dúvida uma óptima corrida, a GSXR é uma moto excelente mesmo com pouca preparação e, após os azares de sábado, foi com agrado que pude retribuir com mais um lugar no pódio o esforço da equipa durante toda o fim-de-semana" comentou o piloto, que segue agora em segundo lugar do campeonato, e deixando antever uma excelente época.

O campeonato prossegue nos dias 23 e 24 de Maio, no Autódromo Vasco Sameiro, em Braga.

Luís Carreira, 2009-04-27
 
Pesquisar
Galerias
Freestyle Motocross Cidade Lisboa 2005
Várias Galerias
Lisboa Down Town 2005
Tiago Monteiro
PT Rally de Portugal
Lisboa Down Town
Dakar 2005
Trial Indoor 2005

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.